20 de outubro de 2011

Lab K – Tendências Masculinas Outubro 2011

Postado em Sem categoria por admin

Ao longo da história, os homens foram obrigados a dar cada vez menos importância ao que não fosse essencialmente necessário. Afinal, o que pensariam de um homem que se preocupava com a roupa que vestia enquanto acontecia uma guerra? A mulher cuida do lar, dos filhos, da aparência pessoal etc… Mas homem não! Homem tem que lutar, tem que ser forte, bravo, sustentar a família, proteger a esposa e, enfim, ser “homem”. Meninos não choram, e ponto. E foi assim que a sociedade construiu a figura masculina: sem sensibilidade e delicadeza.

Mas isso vem mudando: assim como as mulheres conseguiram independência financeira e muitas delas estão ocupando cargos importantes, os homens também, aos poucos, vêm mudando e se sensibilizando com coisas que outrora eram inimagináveis na mundo masculio: a moda, por exemplo. Tecidos, cortes, formas, cores… tudo que antes era tratado como futilidade, agora ganha a atenção masculina.

Nas ruas e nas passarelas, o novo homem usa e abusa de estampas. Não apenas camisas florais no verão e xadrez no inverno. As estampas agora possuem um valor semântico próprio, inclusive na alfaiataria, conhecida por ser clássica (ou sizuda, dependendo do ponto de vista). Personagens que marcaram a infância, doces, animais e, principalmente, todo tipo de referência retrô. Com exceção de listras e xadrezes, que são estampas atemporais e auto-referentes, tudo o que se vê é muito figurativo e literal, tendo cada elemento da estampa um significado próprio. Geralmente, o humor é o grande fator em comum entre uma e outra.

Doces

Casas

Cápsulas

Personagens infantis

Teste de cores dos aparelhos de TV antigos

Músicos e instrumentos musicais em caricatura

É claro que esse tipo de estampa não é, por completo, uma novidade, mas a forma e a quantidade com que elas têm sido vistas são inéditas. A própria passarela propõe novas maneiras – das mais extravagantes às mais discretas – de se usar uma estampa figurativa. Quem prefere uma camisa lisa, pode usar um lenço estampado, ou uma boina. Ou os dois. Mais uma vez a democracia, unida ao estilo pessoal de cada um, é o ponto mais interessante da moda. E essas estampas literais, figurativas, com toque de nostalgia ou humor, são mais do que uma tendência de vestuário: são uma tendência de comportamento, uma manifestação do processo de transformação do homem contemporâneo, que continua tendo que ser forte para lutar, mas percebeu que também pode, ao mesmo tempo, se expressar.

Comentar via Facebook

comentários

estampas, figurativas, literais, masculino
array(7) { [0]=> string(64) "http://lab.kalimo.com.br/wp-content/uploads/2011/10/estampa8.png" [1]=> string(64) "http://lab.kalimo.com.br/wp-content/uploads/2011/10/estampa4.jpg" [2]=> string(64) "http://lab.kalimo.com.br/wp-content/uploads/2011/10/estampa6.jpg" [3]=> string(64) "http://lab.kalimo.com.br/wp-content/uploads/2011/10/estampa3.jpg" [4]=> string(64) "http://lab.kalimo.com.br/wp-content/uploads/2011/10/estampa5.jpg" [5]=> string(64) "http://lab.kalimo.com.br/wp-content/uploads/2011/10/estampa1.jpg" [6]=> string(66) "http://lab.kalimo.com.br/wp-content/uploads/2011/10/estampa7-2.png" }